Antes de iniciar uma obra é muito importante que o responsável receba todas as informações possíveis do terreno. Para que isso aconteça é essencial um estudo topográfico completo em todas as obras de engenharia.
O engenheiro civil ou arquiteto será o responsável pela execução do projeto e precisa saber todas as dimensões, medidas e condições exatas de cada espaço. Para que possa obter tais informações de maneira segura e confiável, deve contar com o auxílio de um topógrafo.
Antes de falar sobre a importância da topografia nas obras de engenharia vamos traduzir alguns termos essenciais do assunto.
O que é a topografia e quais informações ela fornece para um projeto?
A topografia é a ciência que estuda um determinado terreno e fornece os instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção desse espaço sobre uma superfície plana, entregando ao profissional o chamado estudo topográfico. Em seus diferentes aspectos a topografia é a melhor forma de fornecer informações e garantir a qualidade das obras que serão realizadas.
Quem realiza esse estudo é o topógrafo que será responsável, previamente ao projeto, por entregar uma planta com pontos de referência e marcos para a locação e estaqueamento da construção. O objetivo principal do estudo topográfico é dar segurança ao trabalho executado pelo engenheiro e conceder a estrutura documental para qualquer obra de engenharia.
O engenheiro, antes de iniciar um projeto, precisa saber as dimensões exatas e as condições apresentadas pelo terreno onde a obra será executada. Essas informações contém a variação de cotas e identificam a presença de elementos estranhos. O estudo também é responsável por determinar o local exato da obra e os serviços que serão necessários, como por exemplo, a terraplenagem e aterro.
A topografia ainda identifica possíveis locais de instalações sanitárias, rodovias, necessidades de reparações e até se o terreno escolhido dá viabilidade e suporte à obra desejada. Sendo assim, entendemos que a topografia é muito importante para uma obra de engenharia.
Quais são os tipos de levantamento topográfico utilizados na construção civil?
Existem dois tipos de levantamento topográfico que são usados principalmente na construção civil.
O primeiro deles é o estudo planimétrico, que não considera o relevo do terreno, mas fornece material adequado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia.
O outro estudo topográfico é o altimétrico, que determina e aponta quais serão os relevos e desníveis considerados na obra. Por serem complementares, vem ser solicitados sempre antes da elaboração do projeto de construção civil.
Os resultados obtidos através desses estudos topográficos serão aplicados em diversas fases da obra, desde o nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares e também no acompanhamento de prumadas de pilares.
Quais as principais vantagens da topografia nas obras de engenharia e por que ela é tão importante?
Como dissemos o estudo topográfico é muito importante para obras de engenharia.
Abaixo vamos explicar as principais vantagens de realizar esse estudo. Confira:
1. Análise do terreno antes mesmo da compra
A topografia pode ajudar uma construção antes mesmo dela acontecer, ainda na fase da escolha pelo terreno perfeito.
Com o estudo prévio em mãos o engenheiro pode avaliar as reais condições de forma e relevo. Além disso, através de um levantamento planialtimétrico é possível obter a real noção das dimensões da propriedade, como área e perímetro, verificando suas medidas e comparando com as coordenadas da propriedade que são oferecidas em cartório, podendo inclusive influenciar diretamente no seu preço.
2. Viabilidade da construção
Ao conhecer todas as dimensões do terreno, o engenheiro terá uma documentação que lhe dará base para a análise da viabilidade da obra pretendida.
O levantamento topográfico considera e apresenta todos os elementos existentes no local, como meio fios, arruamentos, alinhamentos de muros e cercas, árvores, postes, edificações factíveis, corpos d’agua, entre outros.
Será possível identificar através do estudo como será feita a demarcação dos limites e o nivelamento do terreno, com a necessidade maior ou menor de terraplanagem.
3. Economia de tempo e material
Para garantir a execução de um projeto de excelência, deve-se assegurar a contratação do serviço de levantamento topográfico, isso porque 80% dos problemas na etapa de execução, estão diretamente ligados à problemas que não foram encontrados ou resolvidos ainda em fase de execução.
Um levantamento topográfico detalhado pode evitar possíveis falhas de nivelamento, prumada ou eixos desencontrados, por exemplo.
O engenheiro ao conhecer esse resultado de estudo pode adequar seu projeto visando à redução do custo da obra e eliminação de trabalhos repetidos, que levam ao atraso da obra e também gastos excessivos desnecessários.
4. Garantia da qualidade e segurança documental da construção civil
O estudo topográfico representa somente 5% a 7% dos gastos da fase de projeto. Comparado aos benefícios, esse valor se torna irrisório. Além das vantagens pré- construção, no momento pós-obra, a topografia pode ser ainda utilizada para o controle da estrutura construída e verificação de possíveis deslocamentos, evitando danos e até rupturas ou desmoronamentos.
A qualidade e segurança do serviço documental para quem possui um estudo topográfico é altamente importante, fazendo toda a diferença no trabalho entregue ao cliente final.
Tão importante quanto a topografia para obras de engenharia é a contratação de uma equipe especializada para elaborar esse trabalho.
Nossa empresa possui os melhores profissionais aliados ao uso de tecnologia de ponta no mercado.
Se você ainda não conhece nossos serviços, clique aqui e marque hoje mesmo uma visita.