Você sabe o que é topografia e por que ela é tão importante na hora de realizar um projeto?
Topografia significa a descrição exata e detalhada de um determinado espaço, capaz de mensurar as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, entre outras características do lugar.
A topografia fornece informações e dados, que são objetivos por meio de cálculos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras.
A topografia é fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.
Qual o objetivo central da topografia?
A topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma lugar, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético ou verdadeiro, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc.
A chamada planta topográfica deve ser elaborada através de softwares apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação, com o intuito de apresentar um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas.
Onde a topografia deve ser utilizada?
Com os avanços tecnológicos da área, a topografia vem sendo utilizada em diversos setores, sendo essencial para a formatação de projetos eficientes e seguros. Ela pode ser utilizada em atividades como: construção civil, mineração, ferrovias, obras de urbanização pública, linhas de transmissão, controle dimensional industrial, pavimentação, arquitetura, paisagismo, entre outros.
A topografia atua em áreas relativamente pequenas da superfície terrestre, de modo que sejam representadas particularidades da área, como construções, rios, biomas e vegetação, rodovias e ferrovias, relevos, limites entre terrenos e propriedades e outros detalhes de interesse.
As escalas de redução normalmente usadas na confecção de plantas topográficas variam de acordo com o fim a que se destina o referido trabalho: desde 1:50 (lê-se um para cinquenta), 1:100 até 1:500 em representações de lotes urbanos e até cerca de 1:5000 para representações de propriedades rurais.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamentos de obras como: projetos viários, edificações, loteamentos, movimento de terra (cubagem de terra), etc.
Qual a importância da topografia para a Construção Civil e a Arquitetura?
A topografia é muito importante para a construção civil, mesmo antes da fase de projetos. O estudo topográfico pode ser um grande aliado na escolha do melhor terreno para o que se deseja construir. Quando analisa-se as etapas da construção civil, pode-se constatar que esta atividade está envolvida no desenvolvimento principalmente urbano e social.
Com o estudo topográfico, o construtor ou arquiteto terá a dimensão de todas as características do terreno para nele projetar por exemplo um empreendimento imobiliário. A primeira coisa que o construtor ou arquiteto deverá fazer é solicitar um serviço de levantamento planialtimétrico cadastral do terreno.
O levantamento topográfico não serve somente para se ter a certeza da metragem de uma determinada área, ele é muito mais do que isso pois proporciona uma real visão do terreno e suas características.
Um levantamento topográfico bem executado considera todos os elementos existentes no local, tais como: bioma, meio fio, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível, taludes, rochas, etc.
Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros, através da demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento de pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, entre outras funções.
O estudo topográfico também está incluído entre as exigências dos Órgãos Públicos para aprovação de projetos urbanos, tais como: Amarração do terreno em coordenadas geográficas UTM, utilização de RN (referencial de nível) oficial da Prefeitura local, cadastro de vegetação, etc.
Projeto ou desenho de topografia. O que é?
O projeto/desenho de topografica ou levantamento topográfico é uma forma de representação dos pontos notáveis do relevo, acidentes geográficos e todas as características gerais encontradas in loco de um terreno ou local.
Na planta ou carta topográfica, os acidentes de relevo são representados por taludes e por curvas de nível (normalmente de metro em metro). Essa planta é fornecida ao projetista para que ele possa situar a obra no terreno.
Como é realizado o serviço de topografia?
O serviço de topografia é executado em duas etapas, sendo o serviço de campo e posteriormente o serviço de escritório.
Para detalhar um pouco mais, seguem abaixo os processos que consistem em um levantamento topográfico planialtimétrico:
- Em primeiro lugar, o topográfo designado a realizar o serviço deve verificar o local e com base nisso definir pontos estratégicos para implantação dos pontos de referência que irá utilizar para fazer o serviço (poligonais ou pontos de apoio).
- Após a definição dos pontos de apoio ou poligonais de apoio, o topógrafo irá utilizar eles para realizar o serviço em questão levantando todos os detalhes do terreno.
- Durante o processo de colhimento dos pontos em campo, o topógrafo deve realizar um croqui (rascunho do local), indicando onde está cada ponto levantado. Este croqui servirá de apoio para realização dos trabalhos de escritório.
- Após as etapas anteriores, deve-se descarregar a Estação Total em software apropriado, calcular os pontos e desenhar com base no croqui de campo, gerando no final a planta topográfica do local.
O projeto deve ser elaborado por topógrafos de alto nível, com os melhores equipamentos, projetando assim informações reais e seguras sobre o terreno estudado.
Qual o objetivo do projeto/desenho topográfico?
O projeto/desenho de levantamento topográfico tem diversas aplicações, entre elas: determinar as dimensões de áreas urbanas e rurais, cadastramento de imóveis, levantamento altimétrico em áreas de interesses, elaborar perfis rodoviários ou de canais e rios, entre outros.
A topografia está presente em ambas as etapas de projeto e de construção, sendo que seu custo é em média, 6% dos gastos totais. Um investimento pequeno para os benefícios alcançados.
Por que realizar um serviço topográfico com um especialista?
A planta topográfica é fundamental no momento de planejamento e projeto da construção. Através dela o topógrafo acompanha a execução da obra, verificando se a mesma está bem alinhada e posicionada, além de trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas. Essas medições não são possíveis de serem executadas de maneira segura por outras pessoas, que não sejam topógrafos qualificados.
O projeto topográfico ainda facilita a visualização do terreno como um todo, dessa forma, além de auxiliar na avaliação do preço, ajuda também a avaliar a viabilidade financeira do projeto, viabilizando os projetos existentes de acordo com as características do terreno.
Não deixe de procurar uma equipe especializada na hora de realizar o seu projeto. Nós temos uma equipe altamente qualificada pronta para atendê-lo!