É muito comum as pessoas confundirem a agrimensura e a topografia, sugerindo que as duas atividades sejam a mesma coisa e possuam as mesmas características. No entanto, isso não é assim!
Tanto a agrimensura como a topografia são estudos que possuem peculiaridades e funções próprias, que mesmo sendo muito próximas, são diferentes. Cada uma representa um tipo de atividade, que se traduz em objetivos e resultados diferentes.
Por isso, é muito importante conhecer bem o tema e saber diferenciar esses dois institutos da área de medição. Assim, fica mais fácil saber qual o serviço deve ser contratado, atendendo às necessidades do trabalho realizado e também do cliente.
A principal semelhança entre as duas nomenclaturas é que, tanto o topógrafo quanto o agrimensor são profissionais de medição. As medições podem ser meramente técnicas, como podem também ter aspectos legais e jurídicos. Vamos agora conhecer melhor cada uma delas e aprender as características que as diferenciam.
O real conceito do que é a topografia
A palavra topografia significa realizar um trabalho onde haja a descrição exata e minuciosa de um terreno, onde seja possível mensurar e caracterizar os relevos de regiões.
A topografia iniciou-se juntamente à observação dos mapas, realizado dentro da cartografia, onde as pessoas sempre possuíam a necessidade de especificar as condições e estrutura dos caminhos descritos nas cartas geográficas. Esse estudo é muito antigo e sempre foi essencial para a evolução do homem e seus projetos.
O estudo topográfico é, sem dúvida a base para qualquer projeto, construções e obras a serem realizadas. Por exemplo, para a realização de obras viárias, edificações, aeroportos, usinas hidrelétricas, sistema de água e esgoto, planos de corredores ambientais, é necessário primeiramente o conhecimento da região para a realização dos projetos, logo necessita-se do conhecimento da área.
Depois de realizado o estudo, a topografia continua a ser importante, agora orientando na locação do projeto, concedendo todas as instruções para sua correta implementação.
Na topografia o objeto de medição e representação é a superfície terrestre com seus acidentes naturais e artificiais, sendo uma abordagem primordialmente técnica. Neste caso a situação jurídica entre propriedade e território tem menor relevância. A topografia pode ser utilizada como auxiliar em processos jurídicos, mas não é essa sua função primordial.
A topografia tem como objetivo a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade, podendo ser na superfície terrestre, no fundo dos mares ou no interior de minas por exemplo. Inserido na topografia para a realização dos seus objetivos, há métodos e instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram a adequada implantação da obra ou serviço.
Essa área de estudo é aplicada a um raio limitado, ou seja, áreas menores, pois nesse limite a terra é considerada sem deformação cilíndrica, para mensuração de áreas maiores utiliza-se técnicas da geodésia.
A geodésia é uma ciência que centraliza o estudo da forma e dimensões da Terra, determinando a exata posição de pontos e regiões, as variações do seu campo gravitacional. A geodésia é utilizada em trabalhos que não são possíveis desprezar a curvatura da Terra como, por exemplo, no levantamento de glebas com grandes dimensões. Essa ciência se apoia na trigonometria esférica e a topografia na trigonometria plana.
Conhecendo mais sobre a agrimensura
A agrimensura é formada por atividades executadas desde o início das civilizações e foi recentemente reconhecida no Brasil como uma profissão certificada. O engenheiro agrimensor é um profissional apto a responder por diversas competências, como: regularização fundiária, loteamento, desmembramento de terrenos, parcelamento, mudança de titularidade, reserva legal. A agrimensura possui um conceito mais amplo do que a topografia, utilizando dos instrumentos da topografia para chegar nos resultados pretendidos.
Ao longo do tempo, a agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia, a Engenharia de Agrimensura. Essa matéria usa dos instrumentos da topografia como ferramentas para amparar nos trabalhos, aplicado a construções que irão alterar o ambiente, sendo possível coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, cartográficos e fotogramétricos.
Como os dois estudos são muito similares, ocorre uma confusão entre as nomenclaturas de agrimensores e topógrafos, mas vale lembrar que topografia é uma ciência inserida dentro da agrimensura, mas a agrimensura trata de questões mais abrangentes como a Geodésia, ciência que permite representar a superfície da terra, onde a topografia também é incluída.
A agrimensura caminha juntamente com o avanço da tecnologia, oferecendo maior precisão ao trabalho do agrimensor, a utilização de drones é uma das formas mais comuns desse estudo.
A agrimensura trata das medições legais e abrange principalmente a representação e determinação dos limites legais das propriedades, através de cálculo das coordenadas dos pontos limites, divisão e legalização dos imóveis originados por processos relativos à área. Neste caso, a relação jurídica entre propriedade e território é o objeto principal. No Código de Processo Civil, é o agrimensor o profissional citado para resolver as questões dominiais relacionadas às propriedades imobiliárias. Na verdade, ele é um topógrafo que domina também as questões legais.
Portanto, podemos compreender que a responsabilidade técnica sobre qualquer tipo de levantamento, tanto legal quanto topográfico, cabe aos engenheiros cartógrafos e agrimensores. Para levantamentos apenas topográficos, o profissional será o topógrafo.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual serviço contratar, fale com nossa equipe e conheça todas as atividades que desempenhamos para tornar a sua obra mais completa e segura!